segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Para Ler e Pensar

O sentido de viver

Sonhei, certa vez, que o mundo chegava ao fim, mas alguns homens encontraram um caminho para chegar a outro mundo semelhante a terra, eles foram sem avisar a ninguém. Este mundo era muito parecido com o nosso, as plantas cresciam em direção de um céu azul e, os ventos passeavam pela brisa perfumada. Os homens se admiravam com tudo que viam, as arvores frondosas, as montanhas no distante do verde se espalhavam por todo o horizonte, havia tudo que havia na terra, mas alguma coisa soava diferente, os rios passavam sobre as pedras, as águas límpidas brilhavam sob um sol brando de primavera. Estava tudo bem, os homens recomeçariam suas vidas em outro lugar, em outro mundo.  Ficaram alegres, sorriram e se abraçaram, mas os pensamentos estavam inquietos. Faltava alguma coisa, mas havia tudo, frutos, peixes, céu azul, tudo, que faltava então?

Tolos homens, incapazes de perceberem a carência maior, a carência do sentido da vida, eles iriam sim perceber, mas para isso, precisavam sentir a solidão lhes abraçar no silencio da noite, sentir a boa palavra de ânimo na hora do cansaço, eles perceberiam na ausência das flores, das cores, eles perceberiam na falta de sentido das casas e chorariam calados, mas teriam que resolver, pois com esta falta a vida seria breve.

Em uma manhã de chuva, os homens se reuniram e resolveram falar de seus pensamentos, que eram comuns, todos decidiram voltar, não valeria a pena o paraíso, não teria sentido, por menor que fosse.

Eles voltaram pelo mesmo caminho, e o mundo continuava terminando, um deles saiu desesperado, vira sua filha chorando sozinha, outros foram para suas casas e alguns ficaram no caos das ruas, onde o vento desmanchava casas e praças. Eles estavam felizes por voltar, mesmo em meio ao caos. Quem sabe evitariam o fim total? Quem sabe não poderiam continuar vivendo? Mas, em uma coisa, todos concordavam, ali sim fazia sentido viver! O paraíso não tão grande que pode existir sem  sentido, distante de nossas aspirações.

No inicio, os homens foram incapazes de perceber a carência, e você? Que carência seria esta? Pensou? Pense, não vou responder por você. Mas posso falar uma coisa: as flores, as cortinas coloridas, as palavras mais belas fazem parte desta presença de sentido na vida de todos os homens.

Deus nos ajude a compreender e ser nobres em nossa natureza. Deus esteja sempre em nosso planeta, fazendo com que possamos resolver todos os caos que apareçam junto ao sentido maior que Deus nos deu.

3 comentários: